construindo meu proprio motorhome

Ah, a liberdade... Levante a mão quem não gosta de viajar, de conhecer lugares novos, gente nova, sair da mesmice, da rotina, quem não fica feliz quando chega o fim de semana, quando tira férias?

E quem, pelo menos uma vez na vida, não teve vontade ou pelo menos curiosidade de se jogar no mundo a bordo de uma casa sobre rodas?

Mais do que isso: quem nunca sonhou poder fazer o seu próprio motorhome? É disso que trata este blog.

Sou apaixonado por viagens de fim de semana, por estradas desertas, travessias de balsa, terra, cascalho, lama e poeira, desviando de bois e abrindo porteiras, por montanhas, mato e cachoeira, por cidades pequenas com gente simples e hospitaleira, por bichos, por chuva e sobretudo pela liberdade.

Gosto de descobrir lugares não tradicionais, onde nem sempre se pode achar uma cama, um chuveiro com água quente e uma boa xícara de café.

Já andei léguas e léguas carregando só uma mochila, apenas com o estritamente necessário à sobrevivência, passei fome, frio, calor, me molhei, me queimei, caí em rio, corri de uma boiadas, me machuquei, fui mordido por cachorro e pernilongo.

Devo estar ficando um tanto velho, porque hoje sinto falta de um pouco de conforto, um lugarzinho pra voltar depois da caminhada, tomar um banho e relaxar.

DE ONDE, RAIOS, ME VEIO ESSA IDEIA

A barraca já não me serve. Trailer? Nunca curti ter que rebocar um desses e ter que ficar manobrando, caçando lugar pra estacionar... Ônibus? Muito grande pra um cara sozinho.

Pensei em um camper, aquele negócio que tem os mesmos equipamentos de um trailer, mas não tem pneus, não é reboque, é feito para ser colocado em caçambas de caminhonetes.

Até cheguei a esboçar um projeto de camper, com medidas, lista de coisas e tal, até comprei umas tranqueiras e relacionei outras para comprar, mas no final decidi vender minha caminhonete e partir pra algo mais completo, um veículo que ao mesmo tempo fosse pequeno como ela e que pudesse ter maior aproveitamento de espaço.

Um desses VUC (veículo urbano de carga) me cairia bem, sei lá, imaginei meu sonho sobre rodas em um estilo discreto, não curto nada espalhafatoso, mas a carroceria é totalmente separada da cabine e eu teria que sair lá fora (olha o pleonasmo) toda vez que quisesse ir de um lugar para o outro.

Foi assim que optei por um furgão. Sim, um desses comerciais com teto alto o suficiente para manter meu pescoço ereto lá dentro, sem torcicolos e com integração entre a cabine e o habitáculo.

Não é de hoje que venho matutando e economizando meu dinheirinho suado pra um dia realizar meu sonho, faz muitos anos, agora é a hora.

MAS ANTES DE DAR UMA DE LOUCO

Sabe aquelas pessoas que compram uma casa de praia, vão lá duas vezes e depois até esquecem que tem? Ou aquela bicicleta ergométrica que você comprou pra se exercitar e virou cabide? Pior: de roupa suja!

Pois é, não quero que meu sonho acabe assim! Então resolvi planejar cada detalhe, pesquisar a fundo, elaborar meu projeto com muito cuidado e capricho e fazer de uma vez, sem ficar com um trambolho entulhando a garagem por anos.

E olha que eu já comprei carro velho pra reformar e sei muito bem o que é ter uma tranqueira ocupando espaço em casa.

O PORQUÊ DESTE BLOG, AFINAL

Mesmo com tanta riqueza de informações disponível na internet, ainda sou do tipo que pergunta algum detalhe a alguém. Eu fuço, pesquiso, vou fundo, salvo os textos para reler depois, compro livros, revistas, assisto zilhões de videos, mas também acho super importante uma opinião de quem conhece o assunto. Daí eu vim parar aqui.

Meu objetivo é reunir dicas e informações técnicas, práticas e legais sobre a auto-construção de um motor-casa, para eu fazer meu próprio equipamento com tudo o que eu preciso, sem ficar dando murro em ponta de faca e nem gastando dinheiro à toa.

Quero ir trocando ideias com quem já fez, com quem apenas curte e, claro, com quem tem um veículo comprado pronto. Estou sempre aberto para novidades e correções e quem sabe meu projeto possa até servir de inspiração para outros loucos apaixonados pela vida como eu...

Seja como for, me acompanhe nessa doideira e participe dando ideias, perguntando, comentando, criticando, sugerindo e me ajudando a completar o meu sonho.

27 comentários:

  1. Boa tarde mano,sou o Waguinho Mathias e to nesse sonho maravilhoso de construir um motorhome tambem.Eu nem comecei,aliás nem o carro comprei mas estava pesquisando sobre o assunto quando parei aqui.eu quero acompanhar e aprender contigo...boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola pessoal,sou o Gerson do RS, também tenho esse grande sonho de construir a casa ambulante,as questões legais é q me preocupam mais,meu email,manda atualizações sobre seu pojeto,parabéns pela iniciativa e bora tornar o sonho uma realidade,abração.

    ResponderExcluir
  3. prezado eu tenho um micro onibus e quero montar um motorhome vc tem algum projeto, o que acho mais dificil e o banheiro vc tem algo pr comprar pronto. grato

    ResponderExcluir
  4. TÔ NO MESMO BARCO SÓ QUE NEM BARCO TENHO AINDA, ESTOU RECEOSO EM COMPRAR UM ÔNIBUS E DEPOIS FICAR NO MEIO DO CAMINHO, TENHO DÚVIDAS DE COMO FAZER O BANHEIRO E OS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA BOA SORTE E OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Quando comecei a pesquisar sobre motor home, vi que muitas pessoas adotam este estilo de vida. Mas como gostaria de construir ao invés de comprar um pronto (usado), tenho muitas dúvidas, dentre elas, custo/benefício. Moro em Natal, mas, se seguir com este projeto, irei fazê-lo no RS, com o apoio de meu irmão. Quando começar, não poderei recuar, já que estarei alugando meu apto e esta renda será utilizada no projeto. Meu email: denise.nilson@hotmail.com Agradeço toda e qualquer informação!


    ResponderExcluir
  6. Oi, meu nome é Kerino e quero contribuir com minha experiência, tenho uma Camper Larturist em uma Silverado desde Março/15 e até agora só alegria, viajamos p/ Argentina e Paraguai. Relação custo x beneficio mto boa.A van furgão p/ duas pessoas tambem vai bem.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo blog!!!
    Gostaria de saber se preciso legalizar um fiat doblo para ser motorhome, pois é um carro pequeno, preciso fazer toda papelada ou posso construir e andar sem se preocupar?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Eu tenho um Karmann Ghia 770 (08 pessoas), mas viajar com aquele "trambolho" nas estradas brasileiras não é uma coisa muito boa, então decidi mudar para um Motorhome. Semana passada comprei um Mercedes Benz O371 (11,80 metros), e vou começar a construção do meu sonho. Agradeço todas as dicas que puderem me enviar. (rmavalli@gmail.com)

    ResponderExcluir
  9. Ola! se possível queria informações sobre documentação para transformar um micro onibus em motor casa. Agradecido flaviomelgarejom@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho uma renault kangoo furgao 1.6
    Na mesma montei meu mine motorhome ,cama,tv ,dvd ,play statiomm,
    Inversor de voltagem 1 mine comoda com gavetas colocar roupas ,1 criado mudo para colocar utensilios ,eu comecei a montar em janeiro de 2016 ,sou representante comercial e viajo a 32 cidades entre goias e minas ,o mesmo me serve ,economizo entre 30 a 50 reais dias de hotel ,dinheiro q ia p hotel se paga o financiamento ,fico bem acomodado ,pois é meu colchao ,minha coberta meu espaco me sinto sempre em casa

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Eu, apesar da não concordância de meu filho, meus pais e meu irmão, comprei um ônibus e estou construindo um Motorhome. Sou aposentado e quero viajar. Gostaria de saber porque se deve usar placa de Motorhome e não apenas placa cinza para trafegar?

    ResponderExcluir
  13. ola eu estou no mesmo barco
    comprei uma besta e estou montando um pra mim sera que preciso documentar

    ResponderExcluir
  14. Boas Amigos. É estamos todos no mesmo barco... Tenho o sonho de ter o meu motor home a muito tempo, porem não tenho o dinheiro pra comprar um já pronto em bom estado, então resolvi partir pro ataque. Comprei um furgão Iveco Daily e pretendo ir montando eu mesmo a medida que forem sobrando os recursos financeiros. Tenho um pouco de habilidade manual e tempo disponível. fiz toda a revisão mecânica no furgão, fiz a instalação de eletrificação foto-voltaica e agora quero fazer a parte hidráulica e tubulações de gás. como a iveco é bastante dura a traseira, estou aprendendo como instalar uma suspensão auxiliar pneumática na traseira e só depois disso vou passar a fazer a parte interna. Muito bom chegar em um local onde temos os mesmos sonhos. um forte abraço a todos. Ah, se caso suas esposas ou filhos fizerem mau grado, não ligue, continuem na empreitada, afinal ninguém é obrigado a ter os mesmos sonhos. Digo isso porque no meu caso, minha esposa gosta de viajar mas so de avião e se hospedar em hotéis caros, eu por minha vez gosto de liberdade e simplissidade

    ResponderExcluir
  15. Tenho uma furgovam agrale e quero transformar em motohome gostaria de saber se algum companheiro tem um projeto uma planta Onde se consegue equipamentos principalmente o banheiro
    Macielefilha@hotmail.com ou watsap 48 84631968 brigado

    ResponderExcluir
  16. Amigos vejo que todos tem o mesmo sonho,entao como ex profissional da mercedez bens ,trabalhei muito em onibus e motor homes principalmente institucionais ,do sesi,sesc secretarias de governo etc.Bem vamos lá.
    motor homes grandes são mais problématicos .
    1-manutençao,consumo de diesel,pedagios mais caros,espaços nos campimg ,no mundo todo a tendencia sao as vans ou micro onibus ou camionetes .
    2-de posse do veículo seja van,micro camionete ou onibus contrate um arquiteto pra fazer os moveis é meio caro mas vale a pena.
    3- de posse do desenho do arquiteto mande cortar as madeiras ou mdf texturizado que é o que se está usando mais,detalhe as grandes lojas te dao a madeira cortada quando se compra o mdf com eles.
    4-faça isolamento termico com manta auto colante,depois vá em um ferro velho ou desmanche de onibus e compre a espuma de poliuretano que é jogada fora quando eles desmontam os onibus,essa espuma fica dentro das laterais dos onibus rodoviarios por isso eles sao tao silenciosos.fforre suas laterais teto o que puder com essa espuma.
    5-a eletricidade é que mais tinhamos problema quando eu ainda estava na ativa,os eletricistas de carro ,automoveis simplesmente nao entendem nada de motor home,é muito raro um que saiba realmente instalar ,conversores,carregadores e painéis solares com toda sua estrutura.entao cuidado ao escolher este profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Edgar, obrigado pelos seus comentarios, uma pérgunta que talvez voce saiba, como ter um arcondicionado numa doblo que funcione enquanto estiver estacionada?
      Obrigado se puder ajudar com sua experiencia

      Excluir
  17. Bom dia pessoal, estou embarcando no mesmo sonho, estou querendo montar um motor home em um micro ônibus, a grana esta curta, por isso como outras pessoas aqui tenho medo de começar e parar no meio do caminho, por isso peço a quem tiver qualquer coisa sobre montagem de motor home favor enviar ao meu email edigtors@yahoo.com.br, quanto a documentação que vi varias pessoas com duvida, encontrei algumas pessoas na internet que fazem esta documentação e valores varia de
    R$ 7.000,00 a R$10.000,00.

    ResponderExcluir
  18. Ola pessoal, eu na verdade já me enchi dessa vida de consultor de tecnologia (a tal da TI) e um doblo com escritorio, uma cama, uma geladeria, microindas e um fogaozinho e pia seria ideal, eu continuaria a fazer o que gosto (trabalhar em ti frelance) e acabaria com o encheção da minha mulher de que nao viaja para lugar nenhum, alguma sugestaõ de como usar uma doblo (cabe em qualquer garagem de parente e estacionamento e posto de estrada) seria ideal para duas pessoas no máximo

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma Nissan Frontier e gostaria de embarcar no sonho do MotorHome. Não tenho condições de possuir um veículo exclusivo para motor home, então pensei em um CAMPER. Alguém pode ajudar com um projeto? Preciso também de informações quanto a fornecedores. (fhenriquejunior@hotmail.com) Obrigado!

    ResponderExcluir
  20. Também estou com projeto nessa linha, mas personalizado.
    A principal diferença em relaçao aos projetos que já vi, seria a necessidade de montar no teto uma minitorre pra uma pequena caixa de água 50 lt (água do banho), que qdo estacionado possa elevar em torno de 80 cm, assim possibilitando um aquecedor solar. O coletor ficaria em um ângulo fixo (10º é suficiente). Embaixo do coletor ficariam duas estruturas deslizantes para 4 placas fotovoltaicas (2 de cada lado) que me daria energia pra tudo que preciso, inclusive puxar água de alguma fonte próxima, refrigerador, som, tv, ar condicionado, iluminação interna e externa. Seria bom ter alguma forma de embutir na estrutura do veiculo o mecanismo de elevação da minitorre. Também quero que tenha em cada canto um nivelador ajustável, para nivelar o veiculo qdo estacionado. O ar condicionado estou pensando em pôr um aparelho split residencial, pq teria menor custo, e não haveria problema c/ altura pq seria mais baixo q a minitorre. Teria q ter embaixo uma caixa dagua c/200 lt, tanque de descarte de residuos do sanitario p/ ate 7 dias, fogão elétrico, e os armários precisariam ter alguma forma de prender as panelas e outras coisas maiores pra não sacudir demais. Alguém acha viável ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rui Svensson, Estou estudando o funcionamento de trailer e motorhome para fazer um para mim. Pelo que vi até agora, nenhum trailer ou motorhome tem reservatório de água no teto, pois isto elevaria o centro de gravidade do veículo, aumentando o risco de tombar durante a viagem.

      Excluir
  21. Amigos, vamos montar um grupo no whatsapp para trocarmos ideias, fotos, dicas e experiências. O que acham?
    Meu número é 61 984970746.

    ResponderExcluir
  22. ola pessoal estou fazendo um motorcasa tb quero participar grupo wats 54991588087 no RS

    ResponderExcluir
  23. Olá
    vc já construiu seu motor home?
    eu sou apaixonada e estou projetando, pesquisando, me informando, para obter a minha casa cigana! se tiver alguma dica de uma emresa que transforme înibus em motor home, por favor, me indique!]abraços

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião.