quem pode dirigir o motorhome

Antigamente havia uma discussão enorme em torno dos pré-requisitos para poder dirigir motorhome e trailer em nosso país, o que gerava muitas dores de cabeça para os proprietários quando os homens da lei acenavam com os cinco dedos estendidos e provocou um imenso atraso na prática do caravanismo tupiniquim.

Mas... o bom senso prevaleceu lá em Brasília em 2011 e a legislação ficou um pouquinho mais flexível. Vamos ver o que é permitido para cada categoria de habilitação.


"B" PARA MOTORHOME ATÉ 6 TONELADAS E 8 PASSAGEIROS

De acordo com a Lei 12.452 de 21 de julho de 2011, que pode ser consultada no endereço eletrônico da Casa Civil, para conduzir motorhome cujo peso não exceda 6.000 quilos ou cuja lotação não exceda o número de 8 pessoas¹ além do motorista, basta ser habilitado na categoria B, a mesma que dá direito a conduzir automóveis de passeio.

Observe que para outros veículos que não o motorhome foi mantido o limite de peso em 3.500 quilos previsto na legislação anterior, inclusive para trailer.

Essa nova lei veio adequar o texto do artigo 143 da Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro) à prática de caravanismo no Brasil, já que o peso dos veículos usados como motorhome geralmente excedia o limite permitido para a "carta de motorista amador", obrigando seus condutores à adição de letra e dificultando a entrega do volante para acompanhantes que não tivessem  a "carta de motorista profissional".

Pela legislação hoje em vigor a CNH da categoria B autoriza a dirigir veículo rebocando trailer, desde que a soma do peso do veículo que traciona com o peso do trailer tracionado não exceda 3.500 quilos e não seja excedido o número de 8 passageiros.

"C" SEM LIMITE DE PESO PARA MOTORHOME

Com a carteira de motorista categoria C o brasileiro já pode dirigir motorhome de qualquer peso, limitado ainda o total de passageiros ao número de 8 pessoas.

Ainda na categoria C, para rebocar trailer, o peso do conjunto carro e carreta fica em 6.000 quilos, mantido em 8 pessoas o limite de passageiros.

"D" SEM LIMITE DE PASSAGEIROS

O número de passageiros passa a ser livre a partir da categoria D tanto para dirigir motorhome quanto para rebocar trailer, mas no caso de reboque ainda há a limitação quanto ao peso, que não pode exceder 6.000 quilos.

"E" PESO ILIMITADO PARA TRAILER

Apenas com a CNH da categoria E o motorista tem permissão para rebocar veículo com peso total bruto do conjunto superior a seis toneladas.

Se você pretende dirigir um veículo ou transportar um reboque excedendo os limites permitidos para a sua CNH, corra agora mesmo pra auto-escola fazer a atualização.

Sugiro aos viajantes imprimir a página oficial do Governo Federal com a lei em tamanho reduzido, plastificar e deixar junto com o CRLV* do bixão. Vai que o agente de trânsito ainda não recebeu orientação.

CUIDADO COM MOTORHOME REBOCANDO AUTOMÓVEL, BARCO, ETC

A lei não vem para prever detalhadamente cada situação que possa ocorrer, como por exemplo você resolver botar penduricalhos em seu motorhome, como um automóvel ou uma embarcação levados de arrasto com towbar ou carretinha. E aí?

Casos excepcionais não previstos  claramente ou detalhadamente em lei devem ser analisados a partir da condição mais restritiva, portanto neste caso teríamos que o peso bruto total (PBT) do conjunto trator-reboque precisaria estar dentro da faixa limite compatível com a categoria, com a letra, da sua habilitação e não apenas considerar o peso do veículo trator, que nesse caso seria o motorhome, não confunda!
Dois exemplo para entender de uma vez:
Situação 1: Temos um motor-casa com 5.800 quilos de peso bruto total e queremos viajar nele em 9 pessoas, sendo o motorista e outros 8 passageiros¹, qual a categoria de CNH exigida?
Resposta: Categoria B, porque o motorista pode transportar até 8 passageiros¹ no motor-casa, cujo peso pode chegar até a 6.000 quilos.
Situação 2: Temos um motor-casa de apenas 2.500 quilos e queremos engatar nele o nosso carro de passeio que pesa 1.200 quilos para a nossa viagem. Qual CNH o motorista precisa ter?
Resposta: Categoria C, porque a soma dos pesos ultrapassa os 3.500 quilos permitidos para o motorista de categoria B dirigir conjunto de veículos conectados entre si, independente de o veículo trator ser um motor-casa, fato que por si só não o autoriza a violar a regra de transporte de veículo a reboque ou semi-reboque.
Explicação: 2.500 quilos do motor-casa mais 1.200 quilos do carro somam 3.700 quilos de PBT e a regra aplicável é a de transporte de veículo a reboque, a mais restritiva. Caso o peso do conjunto trator-reboque fosse superior a 6.000 quilos, a exigência saltaria para a categoria E.
IMAGINANDO O ABSURDO - SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Estou com uma caminhonete de 1.700 quilos e minha CNH é categoria B, tudo dentro da lei (conforme o parágrafo em vermelho lá no começo), então o motor-casa de um amigo apresenta defeito mecânico e ele me pede para rebocá-lo com um towbar...

Eu sei que o motor-casa pesa 2.500 quilos e que com a minha carteira de motorista categoria B eu posso dirigir motor-casa com até 6.000 quilos, então eu também posso rebocar o motor-casa de 2.500 quilos com a minha caminhonete de 1.700 quilos?

A resposta é não! A soma dos pesos dos dois veículos é de 4.200 quilos e embora você pudesse dirigir um motor-casa sozinho com até 6.000 quilos, não pode rebocá-lo com a caminhonete e nem mesmo fazer o contrário, pois cairia na regra do reboque de veículos que é mais restritiva em peso quando comparada à condução de motorhome e limita você a 3.500 quilos de peso bruto total, a soma dos pesos do veículo que puxa e do que é puxado.

1) O motorista não entra na contagem de pessoas aqui consideradas, portanto o veículo para 8 passageiros pode na verdade transportar 9 pessoas, se contarmos o motorista, por isso é interessante documentar o casco para "lotação 9 passageiros" caso seja sua pretensão andar "no limite" de ocupantes a fim de evitar erros de interpretação da lei por algum agente.

* CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o documento de porte obrigatório que é renovado anualmente



ATUALIZANDO A POSTAGEM COM TEXTOS DA LEI

Leia aqui trechos do artigo 143 da Lei 9.503/97 (CTB) após a alteração:

Categoria B - veículo cujo PBT não exceda a 3.500 Kg e cuja lotação não exceda a 8 lugares, excluído o do motorista.

Categoria C - veículo de carga, cujo PBT exceda a 3.500 Kg. 

Categoria D - veículo de passageiros, cuja lotação exceda a 8 lugares, excluído o do motorista;
Categoria E - combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada (reboque, semirreboque, trailer ou articulada) tenha 6.000 kg ou mais de PBT, ou cuja lotação exceda a 8 lugares.

§ 1º Para habilitar-se na categoria C, o condutor deverá estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.

§ 2o São os condutores da categoria B autorizados a conduzir ... motor-casa, ... , cujo peso não exceda a 6.000 kg, ou cuja lotação não exceda a 8 lugares, excluído o do motorista.

37 comentários:

  1. Muito boa a sua análise. Saliento apenas, s.m.j., que as modificações introduzidas no artigo 143 do CTB não tratam de peso bruto total do conjunto (PBTC), mas apenas do peso bruto total (PBT) do veículo trator e do reboque ou semirreboque.
    Por exemplo, no caso em que você menciona que "na categoria C, para rebocar trailer, o peso do conjunto carro e carreta fica em 6.000 quilos", penso que o peso deve ser considerado separadamente, isto é, para o veículo e para o reboque sem somar os dois, seja trailer ou não.
    É que o CTB cita expressamente as várias situações que envolvem o PTBC e o artigo 143 refere apenas PTB.

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  2. Em tempo, acredito também que o peso do reboque ou semirreboque que influencia na CNH é apenas o de 6.000 quilos. Se for mais, a categoria é "E". Do contrário, deve ser considera a categoria exigida para a unidade tratora. Pode ser "B" inclusive, aí sim tendo em mente o PBT de 3.500 quilos. E isso mesmo sob o império da redação original do artigo 143 do CTB, ressalvada a questão do trailer, que não estava relacionada ao peso.

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    1. Concordo plenamente contigo!... Em ligar algum do art. 143 do CTB, cita que tem que ser somados os pesos do veículo trator+reboque!
      Só alerto, que o veículo trator tem que ter "capacidade legal", para puxar o peso do reboque!... Um treiler de 3,800 kg de PBT exige, no mínimo, a Picape Dodge RAM 2500 - 4 X 4... E o PBT dela é de 3.991 kg, portanto CNH C!
      A F-250 - 4 x 4 tem capacidade de tração de 4.200 kg e PBT de 4.050 kg, portanto, CNH C!

      Estas são as únicas Nacionais que exigem a CNH C!... As demais, CNH B!

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    2. Concordo plenamente contigo!... Em ligar algum do art. 143 do CTB, cita que tem que ser somados os pesos do veículo trator+reboque!
      Só alerto, que o veículo trator tem que ter "capacidade legal", para puxar o peso do reboque!... Um treiler de 3,800 kg de PBT exige, no mínimo, a Picape Dodge RAM 2500 - 4 X 4... E o PBT dela é de 3.991 kg, portanto CNH C!
      A F-250 - 4 x 4 tem capacidade de tração de 4.200 kg e PBT de 4.050 kg, portanto, CNH C!

      Estas são as únicas Nacionais que exigem a CNH C!... As demais, CNH B!

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  3. Caro autor deste blog, em primeiro lugar parabéns pelo seu blog, artigos interessantes que ajudam a difundir essa forma de lazer e por que não dizer essa forma de viver.
    Em segundo, reforçando o que o Murilo já escreveu, o amigo está cometendo um equívoco ao citar que PBT (Peso Bruto Total) é a soma do veículo trator somado ao veículo tracionado. PBT é o Peso Bruto Total apenas do veículo em questão.
    Por exemplo com um veículo de 3500 kg ou um motor casa de 6000 kg eu posso rebocar um trailer de 6000 kg usando CNH categoria B.
    Peço a gentileza que o amigo corrija o texto, para evitar que alguém deixe de praticar o campismo por não se enquadrar na categoria da sua CNH, considerando erroneamente a soma dos veículos.
    Um abraço e sucesso com o blog.

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    1. Também entendo que o MC (Motor Casa) que tenha quase 6.000 kg, pode rebocar até o limite "legal" de tração dele, com a CNH B!... O que vale é a categoria exigida para o Veículo Trator!
      Mas, muita gente entende que, ao rebocar, sai da categoria (dixa de ser MC!???) e tem que obedecer a mais restritiva, que seri acima de 3.500 kg, portanto CNH C!... Não tem isto escrito em lugar nenhum!... E, não podem exigir algo que não está escrito, mesmo que seja por omissão!
      Você tem mais argumentos quanto a isto?... Estou pesquisando, exatamente, para tentar explicar ao pessoal do Grupo (ANACAMP).
      Um advogado participante do Grupo, tentou me convencer, que seria a CNH C, mas continuo em grande dúvida!

      Valeu!
      Manhães

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    2. Também entendo que o MC (Motor Casa) que tenha quase 6.000 kg, pode rebocar até o limite "legal" de tração dele, com a CNH B!... O que vale é a categoria exigida para o Veículo Trator!
      Mas, muita gente entende que, ao rebocar, sai da categoria (dixa de ser MC!???) e tem que obedecer a mais restritiva, que seri acima de 3.500 kg, portanto CNH C!... Não tem isto escrito em lugar nenhum!... E, não podem exigir algo que não está escrito, mesmo que seja por omissão!
      Você tem mais argumentos quanto a isto?... Estou pesquisando, exatamente, para tentar explicar ao pessoal do Grupo (ANACAMP).
      Um advogado participante do Grupo, tentou me convencer, que seria a CNH C, mas continuo em grande dúvida!

      Valeu!
      Manhães

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  4. Esta previsão está no anexo I da resolução 168 do Contran que trata da tabela de Correspondência e prevalência das Categorias.
    Ao se referir à categoria B, a redação é a seguinte: " veículos automotores e elétricos, de quatro rodas cujo o peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a 8 lugares excluído o do motorista, contemplando a combinação de unidade acoplada, reboque, semirreboque ou articulada desde que atenda a lotação e capacidade de peso para a categoria

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    1. Pesquisei a Resolução 168/2004, anexo I - Tabelas de correspondências.
      Esta resolução é anterior à Lei do MC (Motor Casa) e "trailer"!
      Uma resolução NÃO tem força maior que uma Lei!
      Quem determina é o CTB, que só pode ser modificado por Lei!
      Portanto, para o caso do MC não influencia!... Não tem que somar o peso do MC ao peso do carro rebocado ou semirreboque!!

      Luiz Manhães

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  5. a mudança da categoria do veiculo pra mh, serve para o que???
    pretendo montar um mh numa iveco 35s14 que exige apenas a cat b para conduzi-la, então entendo que não preciso mudar a documentação para mh, certo???

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    1. Para regularizar a mudança feita no veículo!
      Caso contrário você estará andando num veículo "modificado" e não regularizado!
      Poderá ter sérios problemas com fiscalização e até apreensão do veículo!
      Se você colocar somente um baú encima, não caracterizando o veículo, dificilmente terá problemas!

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  6. Tenho um motorhome(ônibus)com 10m, 6 lugares, peso acima de 10 ton, qual a carteira que devo ter, C ou D? E se for rebocar um carro com 1.800kg?

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    1. Sendo até 8 passageiros + motorista (no documento), a CNH C, é a exigida!

      Se for mais de 8 passageiros, tem que ser a CNH D!

      Manhães

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    2. Sendo até 8 passageiros + motorista (no documento), a CNH C, é a exigida!

      Se for mais de 8 passageiros, tem que ser a CNH D!

      Manhães

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. Alguem pode, por favor, indicar os medelos existentes no Brasil para comprar que tenham no maximo as 6 toneladas? Gratos

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    1. O VW 5 150 é o único chassi Nacional que permite fazer o MC no estilo microônibus (vendem somente o chassi, sem a cabine) e é o que tem o PBT 5.900 kg (reforçaram em relação ao meu citado abaixo), que é o mais próximo do limite da Lei... Alguns Têm "pré conceito" por ser rodado simples, mas tenho há 4 anos e estou super-satisfeito!

      Todos os Ivecos do modelo 55C17 (PBT 5.300 kg) e os abaixo, inclusive furgões. Mas só vendem com a cabine e assim tem que fazer com cama encima da cabine ou defletor (não gosto deste estilo... Mas é questão de gosto!)... O modelo 55C170 é muito adotado pelos fabricantes!

      Mercedes Splinter: Todas até a 515 (5.000 kg?... não sei o PBT exato)... A 515 tem furgão e chassi cabine!

      Renault Master - Todas!

      Ford Transit - Chassi cabine... Não lembro se tem o furgão!

      Acho que são somente estes!

      Mais alguma dica?... Luiz Manhães - lc.manhaes@gmail.com

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  9. Prezado Autor (Não achei seu nome)!
    Esta Lei da CNH para dirigir MC (Motor Casa) e Trailer é muito polêmica!
    Gosto muito de discutir este assunto, tanto que fui o primeiro a comentar sobre esta Lei no: http://www.leidireto.com.br/lei-12452.html Lá você verá que o assunto foi bastante debatido por várias pessoas (não reli agora!)!
    Vou fazer meus comentários em vários tópicos, para não ficar massante demais!

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  10. A "intenção" da modificação da Lei foi a de facilitar esta modalidade de turismo, de Acampamentos com VRs (Veículos de Recreio), que foi duramente penalizada, quando mudaram a Lei exigindo a CNH "E" para trailer... E facilitar para MC, pois a grande maioria de usuários são pessoas de boa idade e com grande senso de responsabilidade.
    A principio, a ideia para dirigir MC é a que você expôs!... Porém o Legislador ERROU ao elaborar a Lei, e permitiu que praticamente TODOS os MC possam ser dirigidos com a CNH B!!!
    Se você ler com atenção na Lei, no Art. 143, V, § 2o, está escrito: ... até 6.000 kg, "OU" cuja lotação não exceda a 8 lugares... O "OU" indica exclusão, ou seja: Atendendo a apenas UMA das condições, PODE!!!... Já consultei o Detran-ES e não me responderam!... Já consultei o Denatran, via correio eletrônico e me negaram meu entendimento!... Como pedi uma resposta em forma de ofício, me orientaram a mandar por carta... Mandei há mais de 1 ano e não responderam (com esta lembrança, vou mandar novamente, agora com AR).
    Na minha consulta citei um exemplo claríssimo:
    II - Categoria B - condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas "E" cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;
    *** Aqui o "E" indica INCLUSÃO, ou seja: que são necessárias as 2 condições para dirigir com esta CNH!
    *** Fui pesquisar o Lei Direto, para colocar o caminho acima e vi uma postagem do Orion Pinto (Meu amigo), que compactua com o mesmo pensamento meu e fez consulta ao Detran-RS, que "confirmou" este entendimento!!!
    CONCLUSÃO: Como são raríssimos os MCs que têm no documento que comportam mais de 8 pessoas + motorista, então praticamente TODOS os MCs podem ser dirigidos com a CNH "B"!!!
    * Muitos donos de MCs não aceitam esta interpretação, por achar absurdo dirigir um bruto de 15 t, por exemplo, com a CNH "B"!!
    * Mas vale o que está escrito!!!... Se o Legislador errou, não é problema nosso!!... A interpretação do Português é muito claro!
    ... BOM... Como certamente vai ter problemas com Policiais, com a interpretação desta Lei, o mais recomendável é interpretar o "OU" como se fora "E"... Fazer o que?...
    *** Vou comentar outros itens, de seu texto, considerando a interpretação que a maioria entende como certa!
    *** Se conseguir resposta positiva do Denatran, divulgarei aos vários Grupos de Campismo!

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  11. Ah!... Meu nome é Luiz Manhães!
    CNH para rebocar "trailer": Também é a "B", para PBT até 5.999 kg, também!... E não 3.500 kg como você citou!... Na categoria "E" está bem claro: PBT de 6.000 kg ou mais... O 8 lugares não é cabível ao "trailer", por que é proibido pessoas dentro deste em trânsito!
    Aí temos um problema em que o Legislador não pensou!... Não existe no Brasil veículo trator com capacidade de rebocar um "trailer" de 5.999 kg, que seja permitido dirigir com a CNH "B", "normalmente"!... Ou seja: Pela Lei poderia usar um veículo trator com esta capacidade de tração, MAS ao chegar no destino, NÃO poderia usar este mesmo veículo para passear pela cidade, pois a CNH, neste caso seria a do veículo!... Mas se ele for utilizar SOMENTE para rebocar, pela Lei, PODE até 5.999 kg!!!!
    Acredito que não tenha "trailer" Nacional com PBT perto de 5.999 kg, ainda!... Aliás, acho que a grande maioria nem chega aos 3.500 kg, que permitiria dirigir normalmente com a CNH "B" e depois poder passear com o veículo trator!
    Agora, o MAIS IMPORTANTE é que o veículo trator tenha capacidade de tração Legal, para poder rebocar!... Isto tem que estar na plaqueta de identificação e/ou no manual do veículo!... Nos veículos maiores é o PBTC... Nos automóveis, consta a capacidade no manual.
    Já reboquei um Turiscar pequeno (não lembro o modelo) que pesava em torno de 800 kg, com um Corolla... No manual não constava a capacidade de tração dele!... Então, teoricamente, eu não poderia rebocar com este!... Hoje tenho um Honda Fit 1.5 l, que está escrito no manual que não é permitido rebocar!... Não posso rebocar nem uma carretinha fazendinha de 300 kg!... Com um Celta 1.0 l posso!... O fabricante define!!
    Para rebocar um "trailer" com uma picape, tem que estar definido na plaqueta de identificação e/ou no manual que tem a capacidade!... Não sei se picape tem PBTC na plaqueta!
    CONCLUSÃO:
    - Você vai ficar mais limitado ao PBTC do veículo trator que ao limite de peso da Lei, para rebocar um "trailer"!!... Embora "ache" que policial não vá dar tanta importância a este fato!... A pior situação será no caso de um acidente, que mesmo você estando certo, poderá ser penalizado, por estar utilizando um veículo sem a capacidade legal necessária para rebocar o peso do "trailer"!
    - O mais lógico é ter a CNH necessária exigida para o veículo trator!

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  12. Considerando a limitação da CNH "B" para dirigir MC de até 6.000 kg "E" até 8 passageiros, a sua interpretação para a necessidade da CNH "C" ou "D" está perfeita!!
    Como são raríssimos os Mcs com capacidade acima de 8 passageiros a CNH "C" seria a grande maioria!

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  13. Discordo de sua interpretação para rebocar com o MC!!
    Não tem escrito em lugar nenhum que tem que somar os pesos do veículo trator com o rebocado!!
    Art 143 - V - Categoria E - condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.
    ** Só é necessário a CNH "E" para articulados de 6.000 kg ou mais!... Ou seja: Por EXCLUSÃO, abaixo de 6.000 kg, vale a CNH exigida para o veículo trator!!
    ** Se o MC está dentro das exigências para dirigir com a CNH "B", então ele PODE rebocar automóvel ou semirreboque, mesmo que a soma ultrapasse os 6.000 kg, pois a soma não está escrito em lugar nenhum!... Na Lei é tratado SOMENTE o PBT do veículo "rebocado", sem citar em lugar nenhum o peso do veículo trator!
    * Importante salientar que o veículo trator tem que ter PBTC (Peso Bruto Total Combinado) ou CMT (Capacidade Máxima de Tração), que é o peso Próprio + Peso carga permitida + peso possível de ser rebocado ou tracionado!!
    Vou dar um exemplo claro, que é o meu caso: Mandei fazer um MC em 2011, 3 meses antes de aprovar a Lei... Como não sabia se a Lei seria aprovada com o 6.000 kg "OU" 8 passageiros, o mudada para 6.000 kg "E" 8 passageiros, resolvi mandar fazer num chassi que garantisse o uso da CNH "B", mesmo ficando limitado a um conforto maior, adotando um chassi de maior capacidade.
    Usei um chassi VW 5 140... Ele é um VUC (Veículo Urbano de Carga) de rodado simples (1 só pneu de cada lado na traseira).
    * Este chassi tem na plaqueta:
    PBT: 5.500 kg
    CMT: 8.000 kg
    Deduzindo o CMT do PBT, dá 2.500 kg de capacidade de tração!... Ou seja: Posso rebocar um automóvel ou um semirreboque de até 2.500 kg de PBT (peso próprio do semirreboque + peso do automóvel).
    Se eu tivesse optado por por um chassi VW 8 150 teria a seguinte condição:
    PBT: 8.000 kg
    CMT: 8.000 kg
    Conclusão: Não poderia rebocar NADA, mesmo tendo a CNH "C", pois o veículo trator NÃO tem capacidade de tração!
    Nota: Tenho CNH "E", por que já tive "trailer", mas fiz o MC para CNH "B", por que tem casos reais de rebaixamento da CNH com o avançar da idade!... E fiz meu MC imaginando que seria "filho único"!... Nunca fui parado, em 4 anos de MC, rebocando com cambão triangular ("towbar"), nos 2 últimos anos 100% sobre semirreboque com PBT de 1.400 kg.
    Já parei para pedir informação em uma PRF e o Policial fez um monte de perguntas sobre o MC... Ele não sabia da CNH "B", mesmo decorridos 2 anos da aprovação da Lei!
    por isto, ando com esta Lei e várias outras impressas em meu MC!

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  14. Citei a consulta do amigo Orion Pinto, mas esqueci de colocar o caminho da pesquisa ("link")...
    Resposta do Detran-RS:

    http://oriompinto.com.br/detran-rs-confirma-cnh-b-para-dirigir-a-cami/

    Luiz Manhães

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  15. Importantíssimo ressaltar:
    No documento do MC tem que constar na Espécie/Tipo: Esp/Motor Casa/C Fechada (Especial/Motor Casa/Carroceria Fechada)!
    Alguns MCs foram fabricados a partir de ônibus e/ou Caminhões (que foram licenciados inicialmente como tal) e a Lei anterior mantinha o nome, como por exemplo: ônibus/Motor Casa/C Fechada.
    Policias costumam, quando mal intencionados, criar uma encrenca danada, querendo alegar que é ônibus!
    Por isto é muito importante regularizar o MC corretamente!

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  16. Quando se fala em dirigir um motorhome com a CNH categoria B até 6000 kilos independe do tamanho do veículo?

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    1. Sim!... Mas para este PBT, não se consegue fazer um MC (Motor Casa) muito grande!... O meu tem 7,20 m e ficou no limite do PBT!
      Mas é importante que, no documento conste, no máximo 8 passageiros + Motorista!... Mas para este PBT, não dá para chegar neste limeite de passageiros, sem ultrapassar o o peso!

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  17. Deveria passar essa cnh b que é a mais comum para 5 ou 6 ton.e não 3,5 t. Assim evitaria erros e problemas até porque tem camionete que no total ultrapassa 3,5 t

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  18. Deveria passar essa cnh b que é a mais comum para 5 ou 6 ton.e não 3,5 t. Assim evitaria erros e problemas até porque tem camionete que no total ultrapassa 3,5 t

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  19. Posso dirigir motorhome montado sobre a caçamba de uma RAM 2500 com carteira B?

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  20. Amigos tenho uma sprinter 312 2001 quero fazer um motor casa e minha duvida e´qual a diferença entre Motorhome e Motorcasa pois tenho um contato que legaliza como motor casa, e disse que não terei problema algum, quero fazer a coisa certa, quanto a CNH não tenho problema pois sou motorista de carreta categoria E, desde já deixo um abraço a todos amantes do asfalto que tem diesel correndo nas veias.
    Att:Dane

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  21. Olá, quando precisamos recularizar o nosso veículo como um motorhome? Como um exemplo, caso eu queria transformar adaptar minha kombi, inserindo no interir dela uma cama, armario, mantimentos, etc.. porém sem fogão e banheiro, preciso regularizar como um motorhome? abs!

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  22. Este texto não está correto ==> Ainda na categoria C, para rebocar trailer, o peso do conjunto carro e carreta fica em 6.000 quilos, mantido em 8 pessoas o limite de passageiros.
    6000 kg é o PBT do veículo e não o PBTC (que é o caso do carro + reboque). O limite de peso é o PBT do veículo (máximo de 6000 kg) + a capacidade de reboque deste veículo, que vai variar de acordo com o veículo.
    O mesmo vale para a categoria B, 6000 kg + capacidade de reboque do veículo tracionador.
    Se fosse assim, quase ninguém conseguiria rebocar um Trailer com categoria B, pois as pickups já se aproximam de 3500 kg de PBT, que é o limite da categoria B para automóveis.

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  23. Então para os limites de PBT da categoria B (3500kg ou 6000 kg(motorcasa)) deve-se adicionar a capacidade de reboque do veículo tracionador para saber o limite de peso possível para o conjunto. Para as categoria C e D, o limite é o PBT do veículo + a capacidade de reboque do veículo tracionador, limitado o reboque a 5999 kg. A categoria E não tem limite de peso do reboque, este limite vai ser determinado pela capacidade de reboque do veículo tracionador

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  24. Comprei um microonibus agrale 2006 que consta em seu documento ESPÉCIE/TIPO "PAS/MICROONIB" , CAP/POT/CIL "2L/ 150CV" OBSERVAÇÕES: "MODIF:CARR/CAP. P/VISUAL*". Isso quer dizer que ele está com documento de motor casa, ou ele necessariamente teria que constar em TIPO/ESPÉCIE 'MOTOR CASA' ?

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  25. alguém conhece alguma solução pra ter internet no motorhome ? a huguesnet (empresa de internet por satelite) me passou que a antena precisa ser fixa, logo terei que recorrer a soluções sob medida; alguem conhece quem tenha conseguido ?

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  26. Estava fechando negócio em um VOLARE A5 documentado como MOTOR CASA mas quando vi o documento constava MOTOR CASA no campo observações e no campo CAP/POT/CIL 15 pessoas e no campo ESPÉCIE/TIPO Pas/Microonibus ou seja nada foi modificado.Acho que no campo observação nada vale. Desisti da compra mesmo sem buscar maiores informações pois MOTOR CASA tem que constar no campo ESPÉCIE/TIPO e CAP/POT/CIL constar o número de ocupantes.

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