um banho quentinho no motorhome

Banho é tudo de bom e quentinho então... é maravilhoso! Mas como essa gente que viaja em trailer e motorhome se vira pra tomar banho quente?

A melhor tecnologia hoje disponível para nós, campistas, é de longe o aquecedor a gás, ele é leve, versátil, silencioso, esteticamente discreto, fácil de usar e muito eficiente.

Na minha busca pela relação perfeita entre custo e benefício, não tive muitas dúvidas, o modelo LZ 750BP da Lorenzetti foi feito sob medida para o meu motor-casa.

Ele tem excelente vazão de 7 litros por minuto, é perfeito para uso com apenas uma ducha, seu preço é muito barato, funciona bem com baixa pressão, é compacto, econômico e pesa apenas 5,4 Kg, seu circuito é alimentado com duas pilhas "D" (grandes), dispensando instalação elétrica adicional no veículo, não tem chama piloto, só se acende durante o uso, tem sensor de segurança que o desliga se faltar chama e além de tudo é automático, bastando abrir o registro da ducha para a água começar a ser aquecida, sem falar da tradição da marca.

INSTALANDO O AQUECEDOR

O aquecedor precisa de ventilação constante, o que pode ser conseguido com a colocação de uma grelha ampla junto a ele, voltada para o exterior do veículo (já escrevi sobre isso aqui), tendo o cuidado de evitar o acúmulo de umidade, poeira e outras sujidades que dificultem a ventilação adequada, tanto na grelha quanto no compartimento e no próprio aparelho.

O acesso aos controles do aquecedor pode ser feito por dentro da "casa", embora o ideal seja que isso também se faça por fora, já que ele é automático e não precisa ficar mexendo toda hora.

De qualquer forma ele deve obrigatoriamente ser instalado em um compartimento hermeticamente isolado do resto do motorhome, o ar à volta do aquecedor não deve circular pelo interior do habitáculo e da cabine, mesmo ele sendo de excelente marca e estando em perfeito estado, porque ele consome oxigênio e produz monóxido de carbono. Vazamento de CO2 mata!

O duto para a saída de gases resultantes da combustão deve ter no mínimo 90 mm de diâmetro e deve ser instalada uma chaminé do tipo chapéu chinês, preferencialmente no teto do veículo ou encontrada outra solução pelo técnico instalador.

A tubulação de entrada de água deve ser flexível e dotada de um registro para eventual manutenção ou limpeza e por segurança é necessário instalar uma válvula no duto de gás que possa ser desligado em caso de emergência, para limpeza ou manutenção.

Sugiro que você acesse o manual de recomendações para instalação de equipamentos a gás disponível no formato PDF no site da Comgás, ele é bem simples e amplamente ilustrado e pode te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto para não correr riscos desnecessários.

Nosso aquecedor é do tipo especificado no manual como "aparelho a gás de circuito aberto, exaustão natural, com duto de exaustão".
Atenção! A instalação de aquecedores de passagem requer mão-de-obra especializada, devido aos riscos envolvidos, como o de vazamento de monóxido de carbono, gás imperceptível e mortal, só instale sozinho seu aquecedor se você tiver o conhecimento, a habilidade e as ferramentas necessárias e é bom você estar ciente que a instalação por pessoa não autorizada provoca a perda da garantia.

3 comentários:

  1. Olá meu nome é Nabor Goulart e gostaria de saber como o LZ 750BP da Lorenzetti, funciona com reservatório de água do próprio motor home? naborgoulart@gmail.com

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  2. Salve. Legal o blog. E o banheiro, o box? Fiz um projeto para modificar uma van furgão e o até então o que ainda é um pouco desconhecido é a fabricação do mesmo. Pode ser feito com outro material que não seja a fibra?

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  3. existe ainda a opção de instalar no teto um aquecedor solar: um coletor que aquece a água, a qual sobe até uma caixa acima. Este é o principal problema a enfrentar: a caixa tem que obrigatoriamente estar acima do coletor, e esse tem q estar inclinado. isso dispensa o aquecedor a gás e todos problemas relacionados. estou já planejando uma minitorre que se ergue uns 80 cm qdo estacionado o veiculo.

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