seguranca veicular no motorhome

Dedico este texto especialmente àqueles que, assim como eu, preferem fazer adaptações em veículos produzidos em série e os converter em motorcasa em vez de comprar uma já pronta.

Acidentes acontecem! Se você não se preocupa com a segurança na hora de reformar, decorar, implantar equipamentos ou transformar seu ônibus, caminhão ou furgão em um motorhome, nem saia de casa com ele. 

A adição de itens como mesa, fogão, forno, refrigerador ou mesmo frigobar, armários e gabinetes, camas, poltronas, box de banho, sanitário, aquecedor de água, baterias extras, objetos de decoração e outros cacarecos à parte interna do bruto requer rigoroso planejamento, com distribuição de peso e volume muito bem estudada, preocupação constante com a ergonomia e principalmente uma fixação extremamente bem feita, conferida e revisada.

Malas, utensílios, calçados, só devem estar soltos e penduricalhos e objetos de decoração não fixados com extrema firmeza só devem estar compor o cenário quando - e somente quando - o veículo estiver ancorado, ou seja: estacionado em um local de seu destino para ser usado apenas como base fixa para dormir, comer... e fazer amor. Antes de dar a partida é preciso guardar, prender e conferir tudo.

Antes do gosto pessoal, o projeto de uma casa rodante deve privilegiar segurança e conforto.

TUDO VIRA PROJÉTIL EM CASO DE ACIDENTE

Em caso de colisão, seja ela frontal, transversal, traseira, um capotamento cinematográfico ou um simples abalroamento, tais equipamentos e objetos tendem a se desprender e ser arremessados com tamanha violência que podem provocar até mesmo a morte de algum ocupante, daí a importância de seu posicionamento muito bem planejado e de sua fixação adequada.

Durante os crash test (testes de colisão) feitos pela empresa texana Bailey's, fabricante de RVs, que você observa nas fotografias e vídeos desta postagem, peças do fogão e dos armários foram arremessadas para fora do veículo, levando a fabricante a modificar seus projetos. Assista as filmagens para você levar a sério o que eu estou dizendo.

NÃO INVENTE, USE O QUE JÁ FOI TESTADO

Antes de prosseguir, uma advertência: todos os ocupantes de motorhome em deslocamento devem estar devidamente sentados em poltronas específicas para uso automotivo/rodoviário e usando corretamente cintos de segurança. E as crianças devem obrigatoriamente usar adaptadores adequados à sua idade, peso e altura (moisés, cadeirinha, booster).

Dormir na beliche ou relaxar no sofá com o veículo em movimento, além de ilegal perante o Código de Trânsito Brasileiro e passível de multa e uns pontinhos na CNH, é extremamente arriscado. Sua vida vale mais que um cochilo.


A tentação de fazer um sofá maravilhoso, com estrutura e tapeçaria criadas por você ou imitando algum que você viu por aí é grande, mas deve ser contida. A estrutura de qualquer assento a ser usado com o carro em movimento deve ser do tipo comercial, fabricada especialmente para veículos automotores, de marca confiável e com sua base original de fixação muito, muito bem firme.

A sua criatividade pode ser exercitada sim no acabamento e desde que não comprometa a segurança. Na estrutura jamais! Pense seriamente na possibilidade de fazer inclusive reforço no assoalho, não só embaixo das poltronas, como também nos pontos de fixação de frigobar/geladeira e outros equipamentos.

VIDEOS DO CRASH TEST COM MOTORHOME

Assista os vídeos a seguir, eles podem servir não apenas de alerta, mas também como inspiração para o seu projeto de autocaravana, através deles você pode aperfeiçoar suas idéias e deixar seu RV super seguro, pra viver só coisas boas a bordo dela.

Observe especialmente o comportamento dos sofás artesanais durante a colisão, eles se desmontam, não oferecendo segurança alguma aos passageiros. Observe como a posição de cada ocupante influencia a maneira como seu corpo é projetado, observe a mesa, as portas do armário e tudo o mais ali dentro do veículo.

video 1

   

video 2

   

video 3

   

video 4

 

video 5

 

Tenha uma viagem segura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião.