reserva de agua potavel no motorhome

O dimensionamento do reservatório de água potável de seu motorhome deve ser tão personalizado quanto o próprio veículo, não existe uma regra de quantos litros levar, não dá para se prever com exatidão o consumo, mas alguns fatores podem te ajudar no cálculo.

O primeiro fator a considerar é sempre a quantidade de pessoas que irão fazer uso de água durante os deslocamentos e/ou estadias, para permanecer na autocaravana comendo, tomando banho, lavando louças e usando o sanitário, cada pessoa irá consumir em média uns 100 litros de água por dia, mais uma vez: isso é uma estimativa, nunca uma regra.

Em seguida entra a capacidade do próprio veículo de acomodar o volume e transportar o peso agregados com a instalação e abastecimento do reservatório, lembrando sempre que para cada litro do precioso líquido deve ser considerado o peso adicional de um quilograma à "carga".

Cada quilinho a mais no carro implica em maior consumo de combustível, mais carga ao conjunto motor-câmbio-embreagem-freios, maior espaço de frenagem, menor capacidade de arranque, maior risco de danos à suspensão e aos pneus e daí por diante.

DISTRIBUINDO O PESO DA ÁGUA

O reservatório de água, como qualquer outro item de maior peso, deve estar o mais próximo possível ao assoalho do veículo ou até embaixo dele, no caso de grandes ônibus e a sua localização deve ser estrategicamente planejada para que não sobrecarregue um lado do veículo mais do que o outro, tanto diagonal quanto longitudinalmente (tanto de travessado quanto de comprido, como dizemos no interior de São Paulo).

Atenção! A instalação do reservatório de água muito acima do "nível de solo" do veículo pode prejudicar seriamente a estabilidade de seu motorhome, comprometendo seu desempenho e sua segurança, podendo até provocar um acidente como um tombamento, com graves consequências ao carro e aos seus ocupantes. A água deve ser bombeada até os pontos de consumo, nunca ir por gravidade.

Igualmente importante é o uso de tanques dotados de quebra-ondas, para que o líquido não fique sacudindo de um lado para outro, pulando dento do recipiente, isso também é perigosíssimo para a estabilidade do motor-casa, um recipiente especial como o da primeira fotografia não custa tão caro e nem é tão difícil de ser encontrado e vale a pena.


Pense na possibilidade inclusive de usar dois ou mais tanques menores que se comuniquem na parte inferior a fim de igualar seus níveis de reserva d'água e distribuir seus volumes pelo veículo.

A imagem ao lado mostra um tanque caseiro de abastecimento, feito para levar a água de uma fonte (torneira, mina...) até o veículo e até pode ser interessante também para reservatório se você tem a grana curta, mas vale mesmo o risco?

Acredito que não. e outra coisa: isso é uma embalagem na qual foi comercializado algum produto que pode deixar resíduos impregnados no material e provocar contaminação da água.

VAMOS CALCULAR O TAMANHO

Aqui, como em todo o processo de planejamento de construção ou aquisição do camper, trailer, ou motorhome, cabem algumas perguntas:
  • Quantas pessoas usarão a água do motorhome?
  • Para que essa água vai ser usada (cozinhar, tomar banho, escovar os dentes...)?
  • Por quanto tempo será o uso de água sem um reabastecimento (um dia, dois,...)?
  • Que tipo de viagem se pretende fazer?
  • Você pretende pernoitar em campings, parar em pontos de apoio?
  • Ou deseja ou corre risco de passar longos períodos em lugares remotos?
  • Qual o tamanho e a capacidade de carga do motorhome?
  • Tem espaço para tanques maiores ou menores?
  • O motor aguenta o peso que você pretende adicionar?
  • É um ônibus de três eixos, um micro-ônibus, um furgão, uma Kombi, ou é um trailer?
  • E como vão ficar o consumo de combustível e o desgaste?
  • Você já aprendeu a poupar água, consegue tomar banho e lavar louças com pouca?
  • Quanto você está disposto a gastar na compra e na instalação?
  • Pretende fazer seu próprio tanque?
  • Você prefere em plástico, em fibra de vidro, em aço?
E várias outras perguntas podem surgir. Como vemos, são diversos quesitos e só você pode determinar o que lhe convém. E se não planejar direitinho, tem boas chances de errar, por isso é bom fazer testes de consumo e considerar todas as variáveis envolvidas antes de "fechar o pacote".

Quer um conselho? Fuja do improviso, a menos que seja extremamente necessário ou seja um capricho seu.

ESCOLHENDO O MATERIAL MAIS ADEQUADO

Existem outros materiais, mas o plástico, a fibra de vidro e o aço inox são os mais comuns.

Pessoalmente gostaria de sugerir a você o uso do plástico, devido à sua leveza e facilidade de  compra, instalação e limpeza (clique aqui para ler a postagem sobre como higienizar o seu reservatório de água potável), como intermediário temos a fibra de vidro, que pode ser moldada a gosto do cliente e na contra-mão temos o aço inox, que é excelente em performance (a água não pega gosto), mas é pesadão e difícil de encontrar formas e tamanhos adequados.

De novo caímos nos quesitos tamanho e capacidade do veículo e preferência do freguês.

SÃO MUITOS OS MODELOS E TAMANHOS

Pesquise o que o mercado te oferece em termos de capacidade de armazenamento, de material construtivo, formas de fixação, medidas e formato, a internet pode ajudar muito e para começar a visualizar o que existe por aí para ter suas próprias ideias, sugiro começar com uma busca de imagens no Google (clique) e visitar os sites daquelas que te interessarem.

Aqui fiz uma busca em inglês apenas para ilustrar com maior abundância de imagens, use sua criatividade para procurar no Brasil e consulte seus contatos.

Procurei propositalmente ilustrar esta postagem com tanques bastante diferentes entre si, para demonstrar que cada um encontra a solução que acha mais conveniente, desde os mais sofisticados até os mais "ricos" em improviso. Sempre com cuidado, criatividade e planejamento!

Por fim, o posicionamento dos reservatórios deve levar em conta ainda a temperatura em seu entorno, se ficarem muito próximos a fontes de calor como o escapamento, não só a água pode aquecer, como podem haver danos ao próprio tanque e à tubulação.

8 comentários:

  1. Amigo, eu adorei o seu blog.
    Como posso tê-lo em meu perfil de facebook.
    Você pode me adicionar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. noite: Estou iniciando o processo montagem e estou estudando as caixas agua - 2 potavel 100lt - e 1 servida 100lt.Bombas e mangueiras. Vou instalar por baixo assoalho veiculo Ducato. Nao consigo encontrar no mercado de plastico. Poderia indicar um fornecedor?

    ResponderExcluir
  3. Fabrico caixa d'água para trailer em plástico sob medida. Faço de acordo com a disposição do espaço disponível.
    www.ppville.com.br

    ResponderExcluir
  4. Fabrico caixa d'água para trailer em plástico sob medida. Faço de acordo com a disposição do espaço disponível.
    www.ppville.com.br

    ResponderExcluir
  5. Qual costuma ser o tamanho da caixa dagua para ser instalada em um ônibus de dois eixos? E qual é o valor médio?

    ResponderExcluir
  6. Qual costuma ser o tamanho da caixa dagua para ser instalada em um ônibus de dois eixos? E qual é o valor médio?

    ResponderExcluir
  7. Prestamos serviços completos em limpeza caixa dagua e monitoramento em sistemas de águas.Conheça nossas soluções em analises de agua e veja mais sobre os serviços que oferecemos.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião.